quarta-feira, 23 de maio de 2012

Frase de 1920 tão Brasil de 2012

Recebi de meu confrade Rufino Almeida, que além de escritor e fotógrafo é um triatleta premiado, o pequeno texto que transcrevo abaixo. 
A frase, de quase 100 anos, é o 3X4 mais perfeito da sociedade brasileira atual, ainda que sua autora não se inspirasse nesse patropi. Reflita!

FRASE DE 1920...
Frase da filósofa russo-americana Ayn Rand (judia, fugitiva da revolução russa, que chegou aos Estados Unidos na metade da década de 1920), mostrando uma visão com conhecimento de causa:
"Quando você perceber que, para produzir, precisa obter a autorização de quem não produz nada; quando comprovar que o dinheiro flui para quem negocia não com bens, mas com favores; quando perceber que muitos ficam ricos pelo suborno e por influência, mais que pelo trabalho, e que as leis não nos protegem deles, mas, pelo contrário, são eles que estão protegidos de você; 
quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto sacrifício; então poderá afirmar, sem temor de errar, que sua sociedade está condenada"

3 comentários:

Thiago Rachid disse...

Parabéns pelo blog, companheiro. Ayn Read é autora de uma das maiores obras da História : "The Fountainhead", infelizmente obra tão impossível de encontrar pra comprar quanto "Cana, Café e Laranja" de Waldick Pereira. ;)

esteblogminharua disse...

Oi, Thiago, obrigado pela visita. Não conheço a obra da Ayn, mas quanto a do Waldick Pereira (meu pai) tu me destes uma ideia. Acho que vou escanear e publicar. Obrigado e forte abraço.
PS. Visitei teus blogs. Que pena que estão inativos...
FRanz

Thiago Rachid disse...

Ola, Franz. Confesso que meu comentário sobre a obra de seu pai foi uma indireta para essa digitalização. rsrsrs Já procurei bastante para compra-la mas não a encontro. Meus blogs foram mais sonhos que realidade. Nunca consegui concretizar as ideias por falta de tempo. Tenho uma imobiliária aqui em Nova Iguaçu, estamos há pouco tempo no ramo, mas estamos fazendo uma campanha de valorização da cidade, para incentivar que as pessoas invistam e se orgulhem da nossa terra. Temos uma tela passando fotos de todas as épocas de Nova Iguaçu, mas não temos muitas. Acredito que você deve ter um bom acervo de fotos antigas da Cidade tiradas por seu pai, né? Sabe que, curiosamente, fotos da atual Nova Iguaçu em tempos antigos são mais dificeis que da Velha Iguassu? Talvez porque a Velha Iguassu esteja até hoje la para ser fotografada e a atual esteja cada vez mais diferente. É um prazer encontra-lo na Internet uma vez que seu pai, junto com o saudoso Ruy Afranio Peixoto, pai do meu padrinho, foi um grande estudioso. Um abraço.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática