quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mapa Conceitual do PITEC

O Curso de Elaboração de Projetos (C.H. 40h/Proinfo) realizado pelo NIED encerra no próximo dia 17. O Guia do Cursista* explica que o curso está estruturado em três eixos (Projetos, Currículo e Tecnologia), e tem por objetivos “propiciar um aprofundamento teórico sobre o conceito de projetos e suas especificidades no contexto escolar, bem como a articulação das práticas pedagógicas baseadas em projetos de trabalho com aspectos relacionados ao currículo e à convergência de mídias e tecnologias de educação existentes na escola”, que em outras palavras significa trabalhar a metodologia de projetos relacionada com o contexto educacional e tecnológico; enquanto promove a integração das TIC ao currículo de sala de aula, através de um Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC).

Durante os eixos 1 e 2 cada cursista foi criando, desenvolvendo e executando seu PITEC. Agora no eixo 3 eles devem elaborar um mapa conceitual de seu PITEC. Para aprenderem sobre mapeamento conceitual, nas duas últimas sextas-feiras (dias 03, 10) e amanhã (dia 17) temos apresentado a técnica de construção de Mapas Conceituais (que chamo de Diagramas Causais ou Algoritmos Semânticos) através do software CMAPTOOLS

Um mapa conceitual é a representação gráfica da rede de conceitos que um indivíduo elabora quando constrói seu conhecimento a respeito de um determinado tema ou assunto.

Como exemplo apresento o mapa conceitual criado pelo Prof. Augusto César para seu projeto Jornal da Turma "Se liga na 8ª".
 
Clique na imagem para ampliar
Postagem relacionada:


* Elaboração de Projetos: guia do cursista. Mª Elisabette B.
PRADO, Mª Elizabeth B. de ALMEIDA (org.). MEC. Brasília 2009. 1ª ed.

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática