quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Matemática na Rua e no Computador

       A Matemática é o alfabeto com que Deus escreveu o Universo, disse Galileu); "Deus geometriza sempre" (Platão); " Os números governam o mundo" (Pitágoras). Essas são frases conhecidas de todos e falam de uma ferramenta primordial para o desenvolvimento do ser humano: a Matemática.  Ela é básica para a vida, para o entendimento do mundo e do Universo, senão do próprio Deus. 
        Essa postagem traz informações sobre o projeto Matemática Multimídia e um vídeo de um professor que decidiu dar aulas de Matemática no meio da rua, de São Paulo. Ele mostra um método muito interessante e prático de fazermos as operações básicas da Matemática (veja no final da postagem).

"O projeto Matemática Multimídia (www.m3.mat.br), desenvolvido na Unicamp com financiamento do MEC criou um conjunto que terá mais de 300 itens entre áudios, vídeos, sofwtares e experimentos concebidos para o ensino e aprendizagem de Matemática no Ensino Médio. Nesse momento, parte do acervo já está publicado no repositório www.mais.mat.br/recursos. Para degustação, recomendo  vídeo abaixo, chamado Esse tal de Bhaskara, que conta um pouco da história das equações quadráticas."
OBS.: São 12 minutos, mas é muito interessante e bastante instrutivo. Você vai gostar e seus alunos também.


Para baixar o vídeo ou consultar o Guia do Professor, acesse www.mais.mat.br/wiki/Esse_tal_de_Bhaskara

Enquanto isso, no país do Futebol, da corrupção e do BBB...
A Matemática Básica e suas operações fundamentais (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação e potenciação) deveria ser acessível e dominada por todos, indistintamente. Somente quando toda população brasileira a partir do Ensino Fundamental houver dominado essa Matemática é que teremos um país de primeiro mundo. 

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática