domingo, 30 de maio de 2010

Cenas de Ruas de Belém 2

E chegamos ao final do mês de  maio. No mês passado iniciei a série de postagens denominada "Cenas de Belém" (veja AQUI), que pretendo fazer sempre no último dia de cada mês. E conforme prometido,  aqui vão mais algumas cenas que me incomodaram ou simplesmente despertaram meu interesse neste mês que se finda.

Maio foi um mês de muitas chuvas, e para começar a postagem trago uma cena do início do mês, mas recorrente quando chove bastante (coisa "rara") nestas paragens belemitas.
As imagens acima mostram a situação da rua Pariquis, próximo ao canal, sempre que chove forte: ninguém sabe onde termina a rua e começa o canal ou vice-versa. Nem se vê a ponte. 

Ao lado e abaixo, demonstrações de falta de respeito às leis sociais, a ecologia; além de enorme falta de educação, falta de consciência cidadã, ignorância e incivilidade.

No bairro de Batista Campos, na Trv. Padre Eutíquio, entre Pariquis e Caripunas, fica uma fabriqueta de gelo. O proprietário se achou no direito de colocar seu caminhão baú sobre a calçada para carregar, empatando a passagem de pedestres.
Noutro ponto da cidade, no bairro da Pedreira, beirando um canal bem ao lado da Universidade de Amazônia - UNAMA, dois locais servem de lixão a céu aberto há vários anos. Muito embora a prefeitura recolha o lixo com regularidade, há sempre um porco de espírito para despejar ali seus entulhos e lixo doméstico.

E num grande supermercado...

Sem noção de higiêne, um jovem casal deixa seu cãozinho de estimação sobre a esteira de produtos, na hora de pagar a conta na caixa. Embora o animal esteja provavelmente limpo e sem pulgas, convenhamos que aquele não é o local apropriado para deixar um cachorrinho...
E para quem pensa que Belém é só chuva e calor, aqui  vão duas cenas da cidade  despertando em meio a neblina, tal como algumas cidades do Sul e Sudeste. E vocês ainda não viram neblina sobre o rio!
A foto foi tirada pouco depois das 7 horas, mas dá para perceber que o manto de neblina deve ter sido mais denso.  

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Eleições 2010: O que fazer nas urnas?

 O QUE FAZER NAS URNAS? Clique na imagem para saber.
2010 é ano de eleições presidenciais e ano de Copa do Mundo.  

Quero saber o que uns amigos acham mais importante no momento, afinal neste ano o Brasil pode conquistar o hexacampeonato e também eleger a primeira mulher à presidência da república. Ou nenhuma das duas. Então, com que que você acha que o brasileiro está mais preocupado? Com a eleição de Dilma ou com a seleção do mestre zangado Dunga?

Pergunto a um, pergunto a outro, aí me chega um colega e diz: "Ah! Franz, uma coisa de cada vez, né? Agora é a vez da Copa."

 Então, acertou quem disse que a cabeça do cidadão brasileiro está na participação do Brasil na Copa, assim como a do paraense está na decisão do Campeonato Paraense 2010, entre o  famigerado Papão da Curuzu e o aguerrido Águia de Marabá. E depois sim, é que vamos nos preocupar com as 'inleições". Mas eu já sei o que vou fazer nas urnas, e você?

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Pulgas paralisam Escola

Enquanto há escolas públicas entregue "às moscas", uma escola ficou entregue às pulgas.

O título dessa postagem pode parecer estranho e absurdo, mas é verdadeiro, garanto a vocês. Surgiu assim:

Aqui no NIED estamos realizando o curso de Introdução à Educação Digital (40h), do MEC/SEED- Proinfo Integrado, e hoje começamos a trabalhar no BrOffice.org Impress. Então, após as explicações iniciais e visita ao site Slideshare, solicitei que a turma escolhesse um tema a partir de um conteúdo ministrado em sala de aula e criasse uma apresentação. Observei que o professor José escolheu como tema PULGAS. Fiquei curioso e fui saber porque. Eis o que ele me contou:

Desde segunda-feira passada, dia 17, uma infestação de pulgas fez com que as aulas fossem suspensas  na Unidade Pedagógica do Faveira- anexo da Escola Bosque, onde ele trabalha.

A UP do Faveira está localizada na Ilha de Cotijuba, distante cerca de 45 minutos de barco do Distrito de Icoaraci, que por sua vez está a cerca de 20 Km da capital, foi atacada por pulgas (veja algumas imagens dessa travessia e da UP do Faveira AQUI).

Disse-me o José que bastava abrir a mão que uma pulguinha já pulava na palma. Os professores tentaram trabalhar, mas era uma agonia: as pulgas passeavam pela pele das pessoas, entravam pelas roupas, meias, cabelos. Alguns professores e professoras ficaram preocupados em levar algumas pulgas para casa e passaram a viajem  de volta no barco catando pulgas pelo corpo.

No dia seguinte a equipe tentou retomar as aulas, mas as bichinhas danadas ainda estavam lá, e a turma foi se reunir no barracão da igreja para traçar uma estratégia de combate. Uma empresa  de Belém foi contactada para fazer a dedetização, mas a distância e localização dificultou o atendimento. Contudo, desde ontem, quinta-feira, a escola está sendo "despulgarizada" (?!). A empresa está trabalhando nesses dois dias para erradicar essa praga das dependências da escola. Espera-se que na segunda-feira, dia 24, as aulas retornem à sua normalidade e ninguém seja chamado de "pulguento".

Confira abaixo a apresentação criada pelo professor José.
pulgas

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Informática na Educação Matemática

Em 2008 o NPADC/UFPA publicou o volume 40, Iniciação à Informática Educativa, do Curso de Formação  de Professores em Ciências e Matemáticas, uma ação do  PROGRAMA EDUCIMAT: FORMAÇÃO, TECNOLOGIA E SERVIÇOS EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICAS.

O livro foi escrito em 2004 por mim e pelo Prof. João Carlos Machado (responsável pela parte do LOGO) a convite do NPADC, e traz atividades para a Educação Matemática elaboradas no Windows e aplicativos do pacote MS-Office, além de atividades na Linguagem LOGO.  A proposta era fazer um produto simples,  em linguagem própria de EAD-Educação a Distância. E foi o que fizemos. 
Caso queira conhecê-lo, baixe o arquivo em PDF AQUI

terça-feira, 11 de maio de 2010

Novo Livro Didático Interativo

Um mixer de Livro e Wikipédia
A era dos livros didáticos interativos está começando. Logo chegaremos a oferecer e-books didáticos on demand, ou seja, ao gosto do freguês. Com o lançamento do DynamicBooks  já é possível que um professor  de turma se torne uma espécie de co-autor ,  regionalizando a obra, fazendo as alterações no conteúdo dos capítulos, nas ilustrações, inserindo informações  que julgar necessárias para que o aluno tenha um melhor entendimento da matéria. Mas será que ele vai ganhar algum na venda desse produto customizado? 
O texto abaixo é uma versão livre que fiz do texto sobre o DynamicBooks, publicado no site Between the Lines (Leia o texto original AQUI). 
...........
A Macmillan, uma das mais proeminentes editoras norte-americana lançou o DynamicBooks, um livro didático interativo que será parte livro e parte Wikipédia. A DynamicBooks, nova subsidiária da Macmillan, está encarregada de fazer livros textos mais interativos, inclusive para o iPhone e iPad. 

Com ele será possível:
  • adicionar textos ou conteúdos de mídias;
  • customizar e modificar capítulos do livro;
  • os livros poderão ter Podcast, vídeos, gráficos e outros suplementos;
  • a tecnologia do DynamicBooks é baseada na plataforma VitalSource Bookshelf (1);
  • os estudantes podem comprar o livro customizado ou imprimir a versão.
Segundo Clancy Marshall, gerente geral da  DynamicBooks:
  • DynamicBooks são um avanço sobre os tradicionais livros eletrônicos;
  • Os livros interativos foram adotados em cerca de 30 universidades;
  • As editoras colocarão o preço, mas a DynamicBooks estimula  a adoção de um preço mais baixo para estudantes;
  • Os livros estarão disponíveis a partir de agosto próximo.
A Macmillan diz que o alvo da DynamicBooks  é baixar o preço dos livros em cerca de 40 a 50%, e o DynamicBooks diminuirá o tempo de criação de uma obra, já que possibilitará que mais autores independentes se juntem  ao programa.  Por exemplo, uma edição científica gasta 8 anos e o objetivo é reduzir para a metade do tempo. DynamicBooks disponibilizará a plataforma para autores e editores sem cobrar  taxa de licença.

"Nos vemos os livros textos movendo-se da era Charlie Chaplin para a era Wii", disse Marshall.
.......................
Veja AQUI os títulos da Bookshelf em destaque (inglês)
NOTAS:
1 -A VitalBooks Bookshelf é o mais  avançado software de livros eletrônicos do mundo

segunda-feira, 10 de maio de 2010

As 6 coisas que vocês não sabem sobre mim

Esse post é um Meme. Surgiu a partir do convite feito pelo companheiro gaúcho Max Martins, do Blog CataBlogando, que por sua vez foi convidado pela Letícia Castro, do blog BABEL.com. Vamos lá!


1. Eu gosto de Blogagem Coletiva, não gosto muito de memes, e esta é a primeira vez que participo de um. Meme "é considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada" (Wikipédia), em outras palavras, meme é tudo aquilo que você aprende copiando alguém, ou num livro, ou na Web. Na verdade, somos todos uns bichos meméticos.
2. Até o final deste ano vou dar entrada no meu pedido de aposentadoria, afinal já completei 30 anos de serviço (e até passei um pouco.)  Depois,  vou morar num sítio na ilha de Mosqueiro,  e enquanto os netos não chegam vou criar umas penosas, cuidar de uma horta, pescar, ler, escrever...
3. Sou imortal. Não, nada a ver com vampiro (Heheheee!...).  É que  sou membro da Academia Paraense Literária Interiorana, logo sou um acadêmico. Infelizmente a APLI não se reúne há vários anos. 
4. Fui produtor e apresentador de um programa de rádio chamado "SEXTO SENTIDO", apresentado há uns 20 anos (nem me lembro o ano) na Rádio Cultura FM (Funtelpa) .  Durou só um ano e era levado ao ar todos os domingos, das 18:30h às 19h.
5.  Já desenhei razoavelmente bem. Na época de universitário fiz alguns cartoons para jornais e revistas de Nova Iguaçu, inclusive publiquei alguns cartoons (apenas 6)  n'O Pasquim, em 1974 ou 1975. E ganhei o 1º lugar, categoria desenho, no I Salão de Artes da SESNI (Nova Iguaçu/RJ).
6. Em 1971 servi às Forças Armadas como PQD-Paraquedista do Exército Brasileiro, servindo na Cia. de Comunicações Aeroterrestres, e desse tempo guardo o "cheiro das nuvens" e a grata lembrança do Sargento ROD, que nos ensinou a Oração do PQD e a Canção do Eterno Herói.

Pela regra devo indicar outros blogs para continuar o meme, então ai vão eles:
 Saiba História, do Adinalzir
O PC e a Criança, da Jenny Horta
A Turma do Açaí, do Rosinaldo Pinheiro




sexta-feira, 7 de maio de 2010

A corrupção neste país está no DNA

"A corrupção neste país está no DNA". 

Essa frase lapidar é da deputada Cidinha Campos (PDT-RJ),  e foi pronunciada no mês passado em um indignado e inflamado discurso contra o deputado José Nader, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.  Nader, "um canalha, corrupto e vagabundo", conforme afirma a Deputada, se lançou candidato a Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, um cargo cuja condição basal, sine qua non, é ter reputação ilibada. Para quem responde processos por formação de quadrilha, corrupção e outros crimes, tal candidatura só pode ser um deboxe.

Cidinha, trêmula de indignação contra tanto cinismo e falta de moral naquela Casa de leis, com seu discurso "igual ao quente do miolo do vulcão"(1), lavou e enxaguou a minha álma descrente, descontente e desconfiada com todo e qualquer político ou candidato a. Foi apenas um pingo d'água numa semente adormecida. 

A política nacional está prenhe desses cabôcos. É assim em todos os cantos dessa terra brasilis, infelizmente, e só tem uma única Cidinha Campos.
                               Veja abaixo o vídeo e confira.


(1) Essa frase é do poema "Bolero de Isabel", do grande Jessier Quirino, e magistralmente cantado pelo mestre violêro Xangai.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PRÊMIO TOP BLOG 2010

A comunidade da Blogosfera está vibrando diante na nova edição do Prêmio TOP BLOG 2010, que "é um sistema interativo de incentivo cultural destinado a reconhecer e premiar, mediante a votação popular e acadêmica (Júri acadêmico) os Blogs Brasileiros mais populares, que possuam a maior parte de seu conteúdo focado para o público brasileiro, com melhor apresentação técnica específica a cada grupo (Pessoal, Profissional e Corporativo) e categorias."

O período de votação do PRIMEIRO TURNO pelo Júri Popular (Internauta) é do dia 06/05/2010, às 02:00pm até 06/10/2010, às 11:55pm horário de Brasília.

No primeiro turno quem seleciona e indica por meio de voto eletrônico é o internauta representando o Júri popular. Nesta fase são selecionados os TOP100 (Cem Blogs em cada grupo e categoria que receberem o maior número de votos).

Este Blog participa desde 2008, sem nenhuma pretensão de ser o  mais votado, mas em 2009 sentiu-se honrado em ficar entre os 100 mais indicados de sua categoria (Variedades). E neste ano já recebemos 4 e-mail informando que fomos indicados. Assim, espero contar com a sua ajuda para, pelo menos, repetir o feito do ano passado. Por isso, convido você,  amigo(a) caminhante dessa rua que é meu blog, a visitar o site do TOP BLOG e votar neste blog.

Para saber mais sobre o prêmio ou inscrever seu blog clique AQUI

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Otimismo que Transforma

Mais uma postagem coletiva? Ôba! Se tem algo que eu gosto nessa comunidade blogueira são as postagens coletivas. Elas nos instigam à leitura, estimulam a habilidade de escrever e exercitam a imaginação, além de contribuir com a nossa engenharia social na comunidade virtual. 

Foi por isso que recebi com alegria o convite da Cybele Meyer, minha amiga do excelente Blog Educa Já para participar da blogagem coletiva que ela iniciou, e cujo tema é Semana Otimismo que Transforma. 

O tema faz parte de uma promoção da Coca-Cola e está na sua quarta edição. A Coca-Cola Brasil reverte parte do lucro obtido com a venda dos seus produtos para os programas do Instituto Coca-Cola Brasil que desenvolve projetos educacionais.  E se o fim é a educação, então vamos colaborar...

Na próxima blogagem tentarei falar sobre o interessante tema "Otimismo que Transforma".
No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática