quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Utopia é Viável?

A Utopia é Viável?

Foi com essa indagação que o Prof.Dr. Tadeu Oliver Gonçalves começou seu discurso, na cerimônia de transferência da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas-PPGECM, do Instituto de Educação Matemática e Científica-IEMCI (antigo Núcleo Pedagógico  de Apoio ao Desenvolvimento Científico-NPADC) da Universidade Federal do Pará-UFPA.


A nova Coordenadora é a jovem Profa. Dra. Isabel Cristina R. de Lucena. E desejo a minha amiga, Profa. Isabel de Lucena, muito sucesso nesse novo desafio.

Um projeto é feito com muita luta
Terezinha Valin fala para Tadeu
O Prof. Tadeu apresentou um breve histórico do Programa e fez uma  "prestação de contas" desses 10 anos de Coordenação. Disse das inúmeras dificuldades enfrentadas por ele e pela Profa. Dra. Terezinha Valin Gonçalves (1ª Coord. do NPADC e do PPGECM,  atual Diretora Geral do IEMCI), para criarem o primeiro curso de Mestrado do NPADC, implantado em 2002. "A construção de um projeto é feita com muita luta"- disse ele. "Esse levou 30 anos"-completou, referindo-se ao início do NPADC, quando era Clube de Ciências e funcionava apenas numa sala/laboratório, onde este blogueiro participou de uma formação, em 1984 ou 85.

"Hoje, o Programa e os professores tem respeito e reconhecimento tanto dentro da UFPA quanto nas instituições de outros estados. Tal reconhecimento e respeito  garantiram uma autonomia e um espaço físico que dificilmente se equipara a outros de instituições mais antigas e conceituadas"- afirma Tadeu. E tudo se devem ao esforço conjunto, a grande camaradagem existente no corpo docente do programa, ao espírito de fraternidade que paira naquele Instituto, seguramente emanado da Profª Terezinha Valin e de seu esposo, Tadeu Oliver. Esse espírito de equipe, provou que a utopia é viável pelo esforço coletivo.

O blogueiro e o homenageado
Na ocasião, o Prof. Tadeu teve a surpresa de uma homenagem prestada por seus amigos, colegas de trabalho, alunos e ex-orientando pelos seus anos de Coordenação e  elevado espírito profissional. Tadeu é um Dr. com humildade, receptivo às criticas, que dá segurança aos seus orientandos, pois sabe  que o trabalho de pesquisa é colaborativo. Ele respeita os pontos de vistas e observações do outro, sabe ouvir e se fazer ouvir. Aprendi com ele como orientar um projeto de pesquisa, e tento fazer juz ao meu mestre.

É uma honra para este blogueiro tê-lo como amigo e ter sido seu orientando no mestrado. Prof. Tadeu, receba meu afetuoso e amazônico abraço.

2 comentários:

Adinalzir disse...

É isso aí, os grandes mestres, a gente nunca esquece!

Abraços cariocas em tempos de feriadão! :-)

esteblogminharua disse...

Pois é, companheiro Adinalzir, a gente vai sendo espelho.
Abraços com o calor desse dia calorento de rachar o quengo.
Franz

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática