sábado, 28 de agosto de 2010

Cultura Tradicional e Digital no Diálogo Amazônico


Panorâmica do Hangar
Começou ontem a XIV Feira Pan-Amazônica do Livro, no Hangar Centro de Convenções, que neste ano homenageia os países africanos lusófonos. Este blogueiro só pode visitá-la a partir de hoje, participando das programações do Espaço de Cultura Digital, uma realização da Rede Paraense dos Pontos de Cultura, em parceria com a SECULT, Fundação Curro Velho, Movimento de Valorizaçao da Cultura de Icoaraci-MOVA-CI, NavegaPará, Rádio Amnésia e outros. Eu e minha mulher Lenise (Leca para os íntimos) participamos como representantes do Ponto de Cultura Mururé e  como membros do Conselho Gestor do Infocentro Iaçá.

Dentro da programação desse espaço acontecem as Rodas de Conversa e oficinas. Estas últimas oferecem temas como "Como Montar sua Rádio Livre", "Edição de Vídeo", "Blogs: Criação de Idéias, Expressão e Conteúdo", "Mídias Sociais - Plataforma de Propagação Cultural" dentre outras. E todas em Software Livre. As Rodas de Conversa trazem temas e personagens da cultura popular, da tradição oral paraense.

O tema da Roda de Conversa de hoje foi  "Mestres da Cultura Popular", que foi um gostoso bate-papo com alguns responsáveis pela perpetuação de algumas das manifestações culturais significativas do folclore paraense, como os Bois, Pássaros, Sairé, Pastorinhas e grupos parafolclóricos. Todos hoje estão associados a algum ponto de cultura, como Zé do Boi, do Grupo FLOR DO CAMPO, do Ponto de Cultura GAM, de Marabá; Dona Iracema Oliveira, do Grupo Parafolclórico FRUTOS DO PARÁ e representante do PC "Lembrança do Velho Chico; Dana Catarina, do Grupo de Pássaros ONCINHA e do Ponto de Cultura "A Bruxa tá Solta" e o artista e músico santareno Chico Malta, representando o PC de Alter-do-Chão. 
 
Aliás, foi Chico Malta quem envolveu a todos numa dinâmica interessante, ao som destes seus versos:
Se eu soubesse que tu vinhas
Mandava varrer a estrada
Pingava pingos de cheiro
Sereno da madrugada

Para encerrar o dia, assitimos a palestra-show do mestre Ariano Suassuna. Esta foi a quarta vez que ele participa da Feira do Livro e a terceira que eu assito. Coisa de fã... Amanhã tem mais feira, mas oficinas e roda de conversa... Então, inté!

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática