terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Blogues e a Liberdade de Expressão

Levante sua Voz: Blogue!
Comecei a trabalhar na perspectiva educomunicativa desde 2006. Inicialmente no NIED, com o auxílio de uma professora que participava do programa TIM Música na Escola, e criei o primeiro podcast de uma escola pública paraense (Veja aqui). Depois, em 1997, criei os blogues dos NTE de Belém (SEDUC e SEMEC) e comecei a desenvolver projetos com Blogues e Podcasts, realizando oficinas para os professores da rede municipal e estadual.

Desde então tenho me batido pelo protagonismo dos estudantes e professores na produção e socialização da informação com o uso de ferramentas digitais, como blogues e podcasts, e tenho me empenhado em divulgar seu emprego como recurso pedagógico nas escolas da rede pública paraense. Isso deu origem ao movimento de blogs educativos no estado.

O Vídeo que você verá a seguir expressa com profundidade, clareza, e uma boa pitada de humor, aquilo que entendo ser o papel fundamental dos blogues: um autêntico espaço de liberdade de expressão. Aborda questões como: cidadania, direito à informação isenta e de qualidade, liberdade de expressão, monopólio das comunicações no Brasil.

Esse documentário foi produzido no ano passado (2009) pelo Intervozes Coletivo Brasil de Comunicação Social, com o apoio da Fundação Friedrich Ebert Stiftung. Tem roteiro, direção e edição: Pedro Ekman, e segue o estilo do famoso curta ILHA DAS FLORES, de Jorge Furtado (narração sobre imagens).


Postagens relacionadas 1 - Concurso de Blogs Educativos 2 - Homenagem ao Blogueiro...

Complemento de Postagem
Hoje, 28 de janeiro, encontrei no Youtube um vídeo antigo que traz o direito de resposta concedido a Leonel de Moura Brizola (1922-2004), ex-governador do Rio de Janeiro, e lido por Cid Moreira no Jornal Nacional.

Considero este discurso de Brizola a mais perfeita descrição da Globo, como veículo de comunicação, e dos interesses dissimulados por detrás de suas notícias e informações. Julgue você mesmo.

Um comentário:

Adinalzir disse...

É isso aí. Para mim, o ato de blogar, vence a barreira da distância, aproxima conhecimentos e pessoas. E clareia a mente...

Meus parabéns pelo texto!

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática