quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Cultura Paraônica na Alemanha: Grupo IAÇÁ

Cheguei ao Pará, parei. Tomei açaí, tomei tacacá, tomei suco de cupuaçú, tomei banho de rio, fiquei. Só quem é do Pará sabe o que é dançar o Carimbó, o Siriá, o Xote Bragantino. Só quem é do Pará sabe o cheiro do patchouli, da priprióca, da catinga-de-mulata, da maniçoba fervendo...

Mas do que qualquer outra coisa, foi a cultura paraônica que me fez vir para cá. E mesmo após 29 anos ela continua me encantando, seduzindo. Parte dessa cultura estará sendo apresentada em várias cidades da Alemanha e Suíça, pelos jovens do Grupo de Cultura Regional IAÇÁ (açaí ao contrário).

Essa postagem é uma forma de render homenagem a essa cultura, que é do Pará, mas é, acima de tudo, do Brasil; aos integrantes do Grupo IAÇÁ , que embarcou hoje rumo a Alemanha, e ao trabalho da Paróquia de Confissão Luterana de Belém, que com mais esse trabalho encheu de alegria e satisfação tantos corações e mentes. Certamente o IAÇÁ encantará corações e mentes do velho continente e retornará à casa com a satisfação de ter combatido o bom combate. Este blogueiro deseja muito sucesso ao Grupo IAÇÁ nessa sua primeira tournê pela Europa.

O texto abaixo é um recorte que fiz do original produzido pela pastora Cibele Kuss.
O Grupo de Cultura Regional Iaçá, às vésperas de completar 12 anos de existência como um dos projetos da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Belém-PECLB, coordenado pela Associação Mururé (AMU) da PECLB, vê-se frente ao grande e maravilhoso desafio : mostrar no velho continente, através da força e alegria de 12 jovens do grupo, a nossa cultura amazônica, tão rica e exótica, quanto nossa floresta, nossos rios e nossa biodiversidade. Certamente, é com orgulho que o grupo e a Paróquia aceitam este desafio, na verdade se torna um privilégio de poucos, mas que humildemente será realizado com muito amor e dedicação.

Convidado a participar da 10ª “Kinder Kultur Karawane” (Caravana Cultural da Criança), projeto de intercâmbio cultural entre jovens do mundo inteiro, declarado pela UNESCO como Projeto Oficial das Nações Unidas para a década 2009/2010 (A UNESCO e UNICEF assumiram o patrocínio da Caravana Cultural da Criança), 12 jovens do grupo (8 dançarinos e 4 músicos), acompanhados de 2 educadores e da pastora, estarão realizando apresentações culturais e oficinas sobre o Grupo IAÇÁ e o trabalho sócio-educativo-cultural-espiritual desenvolvido pela Paróquia Luterana em Belém para jovens e adultos em diversas cidades da Alemanha e da Suíça no período de 12 de Agosto a 20 de Outubro de 2009.

Na Alemanha, além de realizar apresentações culturais e oficinas, está incluído em uma programação de diversos shows e intercâmbios em comunidades luteranas e várias cidades, entre elas, Dortmund, Salzgitter, Aurich, Oldenburg, Hamburgo, Hannover, Freudenberg, Osnabruck, Munique, Ludwigsburg e Sturttgard. O grupo passará 10 dias na Suíça a convite da Comunidade Ecumênica de Halden, em Saint Gallen, participando de atividades com seus grupos e parceiros. Também estará em Bern e Zurich.

Nenhum comentário:

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática