quarta-feira, 20 de maio de 2009

I Encontro Nacional do PROINFO & TV ESCOLA: a velha e a nova guarda

Nos dias 13, 14 e 15 deste mês estivemos reunidos no Hotel St. Peter, em Brasília-DF, para mais uma reunião de trabalho entre multiplicadores do Programa Nacional de Informática Educativa-Proinfo Integrado e equipe do MEC/SEED e seus parceiros.

Como o Proinfo tornou-se um programa integrado a outros, este foi o 1º Encontro Nacional do Programa Nacional de Tecnologia Educacional, cujo objetivo foi o de integrar os diversos agentes que participam dos programas que envolvem as tecnologias na educação, como TV ESCOLA, UCA, BANDA LARGA NA ESCOLA, GESAC, TELECENTROS; bem como apresentar as novidades de cada um, suas metas para 2010, dar informes sobre ações em andamento, pendências e, principalmente, tratar sobre o papel das TIC na escola e a formação de professores para o uso dessas tecnologias.

Nesses três dias foram apresentadas diversas palestras, como a do Secretário de Educação a Distância-SEED/MEC, Carlos Bielschowsky. Segundo ele, durante sua recente visita a Espanha, pode observar que o grau de utilização das TIC na educação pública brasileira está mais avançado que na terra de Cervantes, e que o papel dos Núcleos de Tecnologia Educacional-NTE é fundamental nesse processo.

Também foram socializadas as experiências bem-sucedidas apresentadas em 2008, nos Seminários Regionais. E sobre isso alguns NTE já postaram considerável material em seus blogs (NTE-Belém; NTE-Altamira; NTE-Xanxerê).

Mas um dos grandes momentos desses encontros não está na programação. Um deles acontece quando reencontramos velhos amigos, os quais só vemos nesses eventos, porquanto moram noutros estados, como é o caso do meus amigos Samuel, coordenador estadual do Proinfo em Roraima, e do Hermes, coordenador do NTE do Rio de Janeiro (o de terno, na foto ao lado. O curioso é que ele foi aluno do meu pai, lá em Nova Iguaçu/RJ).

Outro momento especial acontece quando olhamos para o crachá pendurado no pescoço de alguém e reconhecemos o nome daqueles que, até então, só nos relacionávamos no mundo digital. Parece que aquele indivíduo do universo virtual se materializa diante de nós e se apresenta como um novo-velho amigo.

De todos os encontros do Proinfo em que já participei, essa é uma emoção sempre renovada. Foi assim quando encontrei o pessoal do NTE de Xanxerê (SC), e quando encontrei o Eziquiel Menta (do Escola BR) e o Rafael Nick (ambos ladeando o blogueiro na foto ao lado).

6 comentários:

Marli disse...

Oi Franz!

Muito bom mesmo encontrar os colegas virtuais. Também encontrei com Ezequiel em SP no mês passado, além de vários outros na Interdidática. Esses momentos que nos fortalecem, porque encontramos quem fala a mesma linguagem, quem busca os mesmos objetivos. Abraço!

esteblogminharua disse...

Pois é, Marli, encontrar velhos amigos e fazer novos é uma grande satisfação. Assim, espero por tua visita.

BRUNA LIEBOLD disse...

Profº Franz,

É muito gratificante ver que também estamos fazendo parte deste processo tecnológico, e a sua participação nesse evento foi de grande importância para inclusão do nosso Estado na era Tecnológica!

Conceição Rosa disse...

Oi Franz

Também gosto quando tenho oportunidade de encontrar os amigos virtuais na forma presencial. Por isso, para mim os melhores cursos a distância são aqueles temperados com aulas presenciais, sem a mediação da máquina...
Um abraço!

Débora Menezes disse...

Franz, essa é uma pergunta que me faço diariamente, pq os blogs que tenho trabalhado fazem parte de projetos curtos, em educação ambiental... e o problema que vejo é a inclusão digital como um todo. Pessoas sem micro em casa, com dificuldade em acessar a internet, que precisam trabalhar e estudar e não tem tempo de acessar o blog...
Creio que precisamos pensar mais nas políticas de inclusão digital, é isso, envolvendo telecentros, projetos sociais e ambientais, além de culturais, pq creio que só na escola o blog fica na dependência de professores interessados, e a coisa às vezes não avança. Parabéns pelo trabalho, pelo incentivo, e acompanhe o blog que estamos fazendo aqui em Campinas: http://coeducanasemeia.blogspot.com. Abs

Haydeê Okada disse...

Tio Franz!
quanto tempo, morrendo de saudades de tu... minha qualificação foi marcada tio, assim que meu orientador der o ok, te envio o pré-projeto, para dares o teu parecer...

rsrsrsrs



zilhões de beijos e

mtos mtos mtos cheiros

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática