quarta-feira, 8 de outubro de 2008

OS MALUCOS BELEZA PÓS-MODERNOS

(Ela retirou algumas costelas para ter essa cinturinha)

O que tem de gente 'maluka' neste mundo não tá no gibi (aliás, essa é uma expressão da velha guarda, que os doidos de hoje não conhecem). E a Internet permitiu que todos os malucos do planeta pudessem dar as caras e exibirem suas nóias como se fosse um curriculum vitae digno de orgulho. É cada vez maior o número de gente querendo ficar diferente de gente e se parecendo com bichos ou extraterrestres.

A busca pela marca pessoal começou na década de 1970, chamada "década do EU". Um momento histórico de efervescência cultural e tecnológica mundial. As pessoas usavam figurinos estravagante, vestiam cores berrantes e se exibia mais do que no passado. A educação de antigamente formava o cidadão para ser uma pessoas discreta, sutil, que evitava escândalos e que preferia passar despercebida a ser apontada e identificada com qualquer alcunha que não fosse digna. Isso hoje é identificado como anonimato, mas naquela época era tão somente uma maneira tranquila e educada de se comportar em sociedade.

Evidentemente que sempre houve quem apreciasse se destacar na multidão, nem que para isso fosse estigmatizado, mas ainda há muita gente que prefere passar despercebida, sem chamar a atenção de maneira escandalosa como vemos tantos fazerem hoje. E isso vale tanto para jovens quanto para os maduros, embora com esses últimos os conservadores seja menos tolerantes.

Hoje, na sociedade globalizada, cada vez mais indivíduos querem sair da massa anônima e terem seus 15 minutos de fama, de qualquer jeito. Querem ser apontados como uma criatura exclusiva, única até, e não como uma produção uniforme. Ninguém quer mais passar despercebido, e para isso vale tudo. Não há regras a serem respeitadas, nem pudores a serem contidos, nem privacidade a ser mantida. Hoje vivemos na era do "liberou geral", do "fale bem ou mal mas fale de mim".

Nessa sociedade mundializada, para ser diferente, para se promover e se destacar, não há atitude ridícula nem comportamento vergonhoso. O Ego se nutre da admiração popular, e muita gente é capaz de adotar novos modelos de configuração corporal para atingir esse objetivo.

Mas, por mais doidos que pareçam ser, eles são apenas pessoas que possuem outro padrão de estética e decidiram reescrever seu papel nesta divina comédia humana. Vivem na sua, se curtem numa 'nice' e não prejudicam a ninguém. Que querem ser diferentes sem interferir na vida alheia e sem prejudicar aos demais; que gostam de aparecer, mas evitam proporcionar constrangimento ou transtorno aos outros. São pessoas a quem os olhares de crítica e os risos de escárnio e desaprovação não perturbam nem incomodam.

Este blogueiro vem de público defender o direito dessas pessoas serem como são, até mesmo bizarras. Eu prefiro esses 'malucos' aos que, em nome do Cristo exploram a boa fé das pessoas; aos que em nome de sua fé destroem e matam seus semelhantes. Prefiro esses doidos aos que destroem a juventude com drogas; aos que exploram a força de trabalho de outros e lhes nega qualquer direito; aos ambiciosos pelo poder que sacrificam vidas sem piedade; aos que, por sua força e poder, abusam dos mais fracos; aos que abusam sexualmente de indefessos; aos políticos corruptos e corruptores cuja má conduta amplia a miséria no mundo, e aos administradores públicos que dilapidam o patrimônio comunal e se locupletam com o dinheiro do povo.

É como dizia o velho colunista social Ibrain Sued, levantando os dois dedos em sinal de Paz e Amor: "os cães ladram mas a caravana passa". *Veja mais imagens de pessoas modificadas AQUI.

Um comentário:

Gleucia Maria Webster. disse...

Boa-noite, Professor!
Tudo o que eu li aqui no seu blog, eu assino em baixo. É verdade, essas ditas músicas escandalosas não estão com nada mesmo, é uma aberração. Existem tantas músicas maravilhosas que têm melodias, letras maravilhosas e não são quase tocadas nas rádios, televisão...
Vamos mesmo fazer comentários a respeito, parabéns, professor.
Gleucia Webster.
webgleu.blogspot.com

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática