segunda-feira, 16 de junho de 2008

1º Concurso de Blogs de Escolas Públicas Estaduais de Belém

Até alguns anos, apenas jornalistas e radialista podiam produzir e divulgar seus textos e informações para o grande público. A gente lia ou ouvia, comentava com alguém e pronto. Hoje, com os Blogs e Podcast, mais um pouco de criatividade, todos podem produzir notícia e informações, e compartilhar isso com todos que acessam a Internet.

Como não poderia deixar de ser, esses instrumentos de criação e partilha de informações chegaram ao chão da escola, primeiro conquistando os alunos, depois os professores. Atualmente, os Blogs estão reescrevendo a maneira como estudantes e professores se interrelacionam e trabalham os conteúdos curriculares, pesquisam, produzem conhecimento e trocam informações. Esses diários eletrônicos, com um forte potencial para a produção intelectual e divulgação dessa produção, tem-se tornado um inestimável recurso quando se trata de estimular a leitura reflexiva e a produção escrita.

Tenho trabalhado nos Núcleos de Tecnologia Educacional da rede pública estadual e municipal, com oficinas de Blogs e Podcast para professores da rede pública estadual e municipal, com o propósito de criar uma melhor dinâmica entre o que é transmitido pelo professor e o que é apreendido pelo aluno. Assim, surgiu o projeto "Minha Escola na WEB: Blogs e Podcast", cuja meta é estabelecer um espaço virtual de divulgação das ações e projetos de alunos, professores, gestores etc, enquanto possibilita a criação e troca de conhecimentos e informações entre esses atores.

No NTE/SEDUC, realizamos oficinas de construção de Blog para professores de mais 50 escolas da rede estadual, sendo que já encontram-se publicados mais de 30 blogs, alguns deles ainda em fase de construção. E como forma de estimular e valorizar estes Blogs educativos criamos o 1º Concurso de Blogs de Escolas Públicas Estaduais da Grande Belém. Este concurso é uma iniciativa pioneira do Núcleo de Tecnologia Educacional-NTE e Coordenação de Tecnologia Aplicada a Educação-CTAE. Veja, acima, o selo que criei para o evento.

Um comentário:

Professor JM disse...

Só agora é que eu estou entrando nesse universo do BLOG e já estou fascinado com tantas possibilidades que este recurso pode oferecer para o ensino.
Participar de um concurso nesse contexto é,sem dúvida,uma experiência fantástica e de muita superação.
GOSTEI DA INICIATIVA DO IDEALIZADOR E, VAMOS REESCREVER NOSSA HISTÓRIA,POIS A MUITO TEMPO A EDUCAÇÃO JÁ ESTAVA PRECISANDO.

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática