sexta-feira, 23 de maio de 2008

Para matar a saudade!

Quem caminha por esta rua já cruzou com alguns personagens que compõem seu cenário urbano, como o Mercado do Ver-o-Peso e a baía do Guajará; já encontrou em algumas de suas calçadas e esquinas os Louco da minha cidade, um Rei nú, o Contador de Histórias, O Professor alquimista em greve, Einstein e outros.
Agora olhe quem está parado numa esquina qualquer: o rei da Pilantragem, o showman admirável e artista incomparável chamado Wilson Simonal (post "Anistia para Wilson Simonal"), por quem tenho grande apreço e admiração.
Em 1972 Simonal caiu em desgraça no meio artístico, provocada por calúnias e difamações injustificadas, e em 25 de junho de 2000 morreu amargurado, sem receber a justiça e recuperar seu prestígio. De lá pra cá algumas tentativas de homenageá-lo foram feitas, uma delas é a Box Wilson Simonal na Odeon, contendo 9 CD e um livro com sua biografia, produzida por Max de Castro e Simoninha, os dois filhos de Wilsom.
Pedi emprestado ao Simonal sua antológica "Nem vem que não tem", de Carlos Imperial, que lançou o gostoso gênero "Pilantragem", um estilo de cantar swingado e cheio de molejo, feito sob medida para Simonal.
Num mundo cheio pilantragem, de gente pilantra que sacaneia os outros, de políticos pilantras, de imprensa pilantra, de artistas pilantras, Wilsom Simonal deu um novo sentido a esse conceito velho. Nos deu uma pilantragem que é alegria, humor, swing, savoir vivre e savoir faire, e é assim que gostaria de ver este mundo: cheio de "pilantragem".
Foto obtida no site indicado no link acima.
CLIQUE NA FIGURA ACIMA PARA OUVIR A MÚSICA "NEM VEM QUE NÃO TEM"

3 comentários:

K. disse...

Convido a participar da comunidade no Orkut, Blogueiros Paraenses: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=54033045

Beijoss!

Semíramis F. Alencar Moreira disse...

Oi, Franz

Maravilhoso espaço, ainda não conhecia porque meu micro implicava com alguns sites e não abria as páginas nem por nada,agora resolvi o problema.
O que vi já deu para eu virar fã de carteirinha. Já adicionei um link no meu blog. Maravilhosa iniciativa, parabéns!

Abraços cariocas do frio mineiro

Semíramis Alencar
http://educandooamanha.blogspot.com
http://www.nequidnimis.wordpress.com

Anônimo disse...

Franz, tudo bem? Estive lendo essa matéria que vc fez sobre o Simonal. Durante o fim de semana li alguma coisa a respeito dele e decidi fazer uma homenagem. Lembro-me que quem me deu a idéia foi você. Topei fazer e estou ouvindo uma coletânea para eu ir conhecendo um pouco mais desse camarada aí, que foi sensacional. Obrigado pela dica e tomei a liberdade para fazer um link do meu blog para o seu texto. um grande abraço e se puder faça uma visitinha ao meu espaço virtual...

Márcio Proença

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática