terça-feira, 18 de março de 2008

Nova biografia de Einstein

Ontem ganhei de minha filha Madaya, o livro "Einstein - sua vida, seu universo", de Walter Iaacson (Cia.das Letras, 2007. 675p).Para quem gosta de ler biografias, é um deleite. Ainda que haja tantos livros sobre o Pai da Relatividade, o que o diferencia dos outros é que ele se propõe a ser a mais completa biografia de um dos maiores ícones do sec.XX. Traz, inclusive, suas correspondências mais íntimas, expondo assim os segredos e relacionamentos amorosos do grande gênio da Física. Ah! Você pensava que os físicos teóricos, esses sujeitos malucos, não se ligavam em sexo e romance? Há, inclusive uma história que Einstein, para explicar a relatividade, fez a seguinte analogia: "Quando se segura uma bela mulher nos braços, 1 hora parece 5 minutos, mas se segurar uma panela quente por 5 minutos, parecerá que foi por 1 hora". É mais ou menos isso.

Já pensou ser capaz de penetrar na mente de Einstein, conhecer seus quereres, saber como pensava, como formulava suas idéias?... É essa a expectativa que assalta o leitor desta obra rica, que só de notas e comentários tem 100 páginas (começam na página 575). Ainda que o mote da obra seja sobre uma mente brilhante e seus frutos, o livro trata do homem sensível, rebelde e bem humorado que foi Einstein, oferecendo uma leitura empolgante, consumidora, digestiva. É o tipo de leitura envolvente, que prende o leitor. Até me fez lembrar um conto meu chamado "O Livro que Suga", que qualquer dia publicarei aqui. Li-o durante 4 horas seguidas, somente parando porque precisava dormir. Estou com ele aqui ao meu lado, me espiando trabalhar e eu olhando pra ele de soslaio. Espero o momento de retornar à sua leitura.

Ah! Para ilustrar este pequeno texto escolhi um retrato da minha filha Madaya, pois além de deixar este espaço mais interessante e bonito, o de Eistein todos já conhecem, não é?.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah muleque!!!!!!!!!!!

ké ki tu ké????!!!

Chopp's Head,sabia que ias gostar pai!!!!

Bjs
Princess!&=)

No TOP BLOG 2011 ficamos entre os 100 melhores da categoria. Pode ser pouco para uns, mas para mim é motivo de orgulho e satisfação.
Sou muito grato a todos que passaram por essa rua que é meu blog e deram seu voto. Cord ad Cord Loquir Tum

Powered By Blogger
Petição por uma Internet Democrática